O comboio do Luxemburgo - PDF free download eBook

  • Verified: Thu, Jan 23, 2020
  • Published: 07.02.2019
  • Views: 61
    • Tags:

Introduction

Um livro que revela que nem todos os refugiados da Segunda Guerra Mundial se conseguiram salvar através de Portugal. A 7 de Novembro de 1940 partiu do Luxemburgo, país onde o nazismo tentou...

read more

Details of O comboio do Luxemburgo

Original Title
O comboio do Luxemburgo
Edition Format
Paperback
Number of Pages
400 pages
Book Language
Portuguese
Ebook Format
PDF, EPUB

Press the button start search and wait a little while. Using file-sharing servers API, our site will find the e-book file in various formats (such as PDF, EPUB and other). Please do not reload the page during the search. A typical file search time is about 15-20 seconds.

O comboio do Luxemburgo

A free service that helps find an e-book in automatic mode on private file-sharing servers.

Some brief overview of this book

Um livro que revela que nem todos os refugiados da Segunda Guerra Mundial se conseguiram salvar através de Portugal. A 7 de Novembro de 1940 partiu do Luxemburgo, país onde o nazismo tentou fabricar o primeiro país "livre de judeus", um comboio com 293 passageiros que tinha Portugal como destino. Mas ao contrário de outros comboios com judeus em fuga, não foi dada autorizaç Um livro que revela que nem todos os refugiados da Segunda Guerra Mundial se conseguiram salvar através de Portugal.

A 7 de Novembro de 1940 partiu do Luxemburgo, país onde o nazismo tentou fabricar o primeiro país "livre de judeus", um comboio com 293 passageiros que tinha Portugal como destino. Mas ao contrário de outros comboios com judeus em fuga, não foi dada autorização na fronteira de Vilar Formoso para que entrasse no país. Os refugiados ficaram mais de uma semana fechados nas carruagens, numa atmosfera desumana, sujeitos a um frio intenso e alimentando-se do pouco que a população pobre da zona tinha para lhes oferecer: pão, café e, por vezes, sopa.

Ao fim de cerca de dez dias, o impasse foi quebrado. Já com as negociações em curso para instalar os judeus no Luso, o governo de Salazar negou-lhes a entrada em Portugal, empurrando-os assim para uma morte mais do que provável. De regresso a França, estiveram ainda vários dias confinados ao comboio até os alemães decidirem interná-los em Mousserroles, perto de Baiona, num antigo campo de internamento.

Libertados meses depois, alguns conseguiram partir para outras paragens e outros acabaram por ficar na França do regime de Vichy – destes, poucos sobreviveram aos campos de extermínio. Mas porque foram os refugiados impedidos de entrar em Portugal? Após a análise de documentos inéditos e de entrevistas a sobreviventes e seus familiares, as historiadoras Irene Flunser Pimentel e Margarida de Magalhães Ramalho explicam-nos as razões deste acontecimento histórico muito pouco conhecido que deixa cair por terra a ideia de que Portugal, na figura do seu chefe de Governo, António de Oliveira Salazar, acolhia todos os refugiados da Segunda Guerra Mundial.

Num momento em que vivemos tempos conturbados e assistimos diariamente ao drama dos refugiados que procuram escapar à guerra e à morte, "O Comboio do Luxemburgo" é uma obra essencial para compreender o passado e o presente da Europa, fazendo-nos também reflectir sobre o pode acontecer caso os refugiados actuais não sejam acolhidos. Índice Preâmbulo, Margarida de Magalhães Ramalho. Capítulo I.

A Chegada de Hitler ao poder; Portugal e o Luxemburgo numa Europa de portas fechadas. 1933-1939, Irene Flunser Pimentel. Capítulo II.

A invasão e a ocupação do Luxemburgo, em 1940, Irene Flunser Pimentel. Capítulo III. O terceiro transporte, Margarida de Magalhães Ramalho.

Capítulo IV. O novo caso de um comboio vindo do Luxemburgo, impedido de entrar em Espanha, em 1941, Irene Flunser Pimentel. Capítulo V.

Os terríveis anos do Holocausto no Luxemburgo, entre 1942 e 1945, Irene Flunser Pimentel. Conclusão: A lista dos passageiros do comboio de Novembro de 1940 e algumas notas concusivas, Irene Flunser Pimentel e Margarida de Magalhães Ramalho Entre os vários apêndices, conta-se ainda a Lista completa dos passageiros do comboio.


All downloaded files are checked. Virus and adware free. Previously, our system checked the all ebook's files for viruses. The results of our verification:

 Google Safe Browsing APINorton Internet SecurityAVG Internet Security
comboio_luxemburgo.pdf
comboio_luxemburgo.epub
comboio_luxemburgo_all.zip